Friday, October 23, 2009

O dia em que a Nike "roubou" minha ideia - sem saber...

Faz tempo, muito tempo que estou querendo escrever este texto. Tanto tempo que nem mesmo sei se JÁ o escrevi, e com certeza, se não foi o caso, nada do que eu possa escrever vai ficar tão legal quanto a imagem mental de como ele ficaria que eu criei. Vamos a ele:
Sempre alardeei repetidamente por aí como gostaria de ter trabalhado na área de publicidade e propaganda. Radator de textos, pra ser mais exato. Entrei, na época em que tinha a idade padrão para isso, 2 vezes na ESPM, uma em 22o. lugar e a outra em 36o.

Por uma série de fatores ligados a não ter nascido em berço de ouro conjuntura macro-econômica e mazelas sociais das mais diversas, não deu. Porém, sempre gostei de ver comerciais, na TV ou em revistas, etc, e perguntar-me o que EU teria feito com aquele tema, produto, etc.

Certa vez, caiu-me em mãos uma camiseta de uma escola de inglês alusiva à seleção brasileira de futebol, que tinha uma mensagem na parte da frente, algo como "Soccer is a little box full of surprises". (O futebol é uma caixinha de surpresas). Clichê futebolístico mais velho do que eu. Mas tudo bem.

Como essa camiseta ficou rolando pela casa uns tempos e eu tava sem nada pra fazer, eu olhava às vezes para ela, ela para mim, e aí foi quando começou o brainstorming. Pensei comigo: Como poderia, se fosse eu o encarregado, ter feito algo mais interessante do que isso? Uma frase clichê e ainda por cima literalmente vertida para o inglês (99% das vezes, falta de criatividade literalidade é algo que me incomoda muito).

Futebol...hum....caixinha de surpresas... hum.... uma caixinha de surpresas é assim chamada porque o que se espera encontrar nela é algo inesperado. Caixinha de surpresas...futebol... esperar...inesperado...

Plim!

"Expect the unexpected" (Espere o inesperado) - alusivo ao futebol. O Yazigi podia ter dado uma dentro se tivesse chegado a essa mesma linha de raciocínio. Fiquei feliz pacas comigo mesmo, adorei o resultado e aprovei a campanha e saí do delírio de estar em uma agência.

Qual não foi minha surpresa, três ou quatro dias depois, descendo de carro pela vizinhança de onde morava, ao avistar um daqueles trecos que não sei o nome, esses relógios de rua que marcam a hora e alternam para a temperatura do momento e que tem um espaço para publicidade em cima, ao ver uma propaganda de uma (à época) nova chuteira da Nike, onde havia (se não me falha a memória) simplesmente a chuteira e, abaixo dela, a frase:

"Expect the Unexpected"

Fiquei pasmo. Refiz em minha mente toda a cena, desde o cliente chegando na agência com o produto e explicando ao diretor de criação o que queria até a aprovação final e eu sendo homenageado em praça pública e recebendo a chave da cidade recebendo um tapinha nas costas e um "Valeu".

Depois, comentando com amigos, alguém logo tirou toda a graça da minha história dizendo que havia uma teoria que explicava muito bem isso, sobre a possibilidade de várias pessoas terem a mesma ideia sobre blablabla e que isso n era nenhum milagre e blablabla.

Mas essa "sacada de gênio" eu vou levar pro túmulo da forma como ela ficou marcada em minha cabeça.

"O dia em que a Nike "roubou" minha ideia".

UPDATE :

Lendo depois, minhas colocações de entrada na ESPM parecem 220 e 360, mas foram VIGÉSIMO-SEGUNDO e TRIGÉSIMO-SEXTO. Não que isso queira dizer muita coisa, mas à César o que é de César...

1 comment:

Morangos Verdes Assados said...

Huhauahuahauhauahauhauahauhauahuahauhau

To raxando de rir cara!
To imaginando a tua cara vendo a tua idéia q não fi tua primeiro!
hauhauahau


Eu teria ficado três dias olhando pra ela! pra poder acreditar!



Jade