Sunday, October 25, 2009

As facilidades do pc e da Internet (e a descompensação)

Ontem, em uma conversa, conetei sobre a notícia que vi na tábua dos dez mandamentos no jornal sobre o médico que roubou a grana da carteira de um paciente. Roubou R$171,00 e teve que pagar R$ 10.000,00 de fiança. Bom, só li a manchete. O fato é que nem eu nem minha interlocutora conseguimos, de momento, lembrar o nome do distúrbio que "concluímos" como bons PhDs palpiteiros que somos, que o médico teria, em vista do mau negócio (171 x 10.000) que ele fez.

Já tive a memória muito melhor, hoje ela decaiu muito, mas ainda é uma memória razoável. Mas nenhum de nós lembrava. Com o pc a poucos metros da sala, perdi a paciência e corri pra digitar no Google: "compulsão por roubar". 0,0239 segundos depois, os resultados: CLEPTOMANIA.

Que legal, né? Sim, por um lado. Por outro, frustra um pouco saber que antes dessas facilidades eu ficaria nem que fossem 40 minutos tentando lembrar, mexendo com os mecanismos que ativam a memória (como se eu soubesse quais são, mas enfim), fazendo associações, etc....e LEMBRARIA.

Agora eu corro pro pc pq perco a paciência.




                                                                Essa foto eu peguei daqui                                        

Da mesma forma, no meu trabalho, passo muitos textos técnicos do português para o inglês. Já estudei inglês pracarai nessa vida. Mas o Word me deixou preguiçoso. Toda vez que tenho que escrever "recommended", já nem paro mais pra pensar se é com dois "c" e dois "m", um "c" e um "m" e assim por diante. Digito e o Word corrige. O que ele não sabe a gente vai alimentando nas listas de auto-correção. E assim caminha o processo de tornar a inteligência artificial cada vez mais inteligente e a mim, cada vez mais burro.Sei que não é bem assim, sei que eu mesmo não concordo com tudo que escrevi, mas é o que senti ontem.

No comments: