Wednesday, April 8, 2009

Um país de idiotas

Chegamos a um ponto além da mediocridade. Um ponto de perda de referência tal que já não é mais uma preocupação do governo que os cidadãos obtenham acesso à educação "demais", pq, e o exemplo vem de cima, bem de cima, ficou provado que não é necessária - na prática - e muitas vezes é menosprezada - a formação cultural e acadêmica de um indivíduo.
Conseguir dinheiro tornou-se a maior de todas as obsessões, tornou-se muito mais do que uma necessidade básica para a sobrevivência. Desde que não seja roubando - quer dizer, pode até ser roubando - desde que não represente perigo para a sociedade - representa hoje algo digno de admiração e quiçá um exemplo a ser seguido.
Não há mais legislação - não uma que deva ser respeitada a não ser por ladrões de galinhas, é claro. Para todos os outros, quem define o que é crime e o que não são os próprios cidadãos, bem como quem deve ser preso ou não. E não falo aqui de pessoas totalmente ignorantes. São pessoas com acesso a meios de informação eletrônicos, revistas impressas semanais e jornais diários. A maioria dessa nova corja legislativa em própria causa tem algo em comum - o ódio pelo governo Lula e por tudo que ele representa. Longe de ter uma opinião acerca da qualidade efetiva ou não do governo, esse senso de profundo repúdio vem de seguidas interpretações circunstanciais e sui generis - como se tiradas das revistas de fofocas - "o presidente não trabalhou por 20 anos, o presidente não tem formação universitária, o presidente NÃO SABE do que acontece ou deixa de acontecer entre seus funcionários". Nesse ponto, no entanto, sou tentado a concordar: Lula deu e continua dando PÉSSIMO exemplo. Sou tentado a concordar, mas não concordo. O que penso acerca do governo de Lula é que é um governo pouco mais do que risível, mas obviamente por outras razões. Lula é um deslumbrado, comeu muito doce e se lambuzou.
Voltando ao ponto, em um país onde ter cultura sem que esta esteja atrelada a certa "esperteza" em juntar milhões, onde cobram-se resultados iguais em meios desiguais e onde a admiração (separada por apenas uma linha tênue da mais profunda inveja) por gente que cria riquezas à custa de sonegação de impostos, gente que se orgulha em ser "esperto o suficiente" por dar "caixinha" a fiscais do governo para que seus negócios possam continuar funcionando e, finalmente, por gente que se julga apta o suficiente para JULGAR se uma (suposta, para ser politicamente correto) criminosa como a dona da Daslu deve ou não - (não deve, segundo eles) ser presa, ou até mesmo QUAL deve ser sua sentença, bom, um país como esse começa a provocar algumas das piores sensações que alguém pode ter em relação a sua pátria: NOJO, DESENCANTO e DESAMOR PELA VIDA nele.

No comments: