Estive sumido.
Uma profunda deterioração progressiva emocional afastou-me de quase tudo. É assim, usualmente não gosto de dar detalhes sobre minha vida, a não ser quando me dá na telha julgo conveniente.
Mas tudo deu uma bela melhorada. Pelo menos no sentido de que os problemas ADICIONAIS aos de sempre, aos quais eu resolvi dar atenção nesses últimos tempos, foram tirados do caminho. Agora restam só os de sempre.
Devo tantas satisfações às pessoas que quiseram saber de mim que já nem sei se elas ainda querem saber de mim ou simplesmente ficaram de saco cheio com a minha falta de resposta. De qualquer forma...
Caso 1: O Pescoço Grosso
É, assim, mas só o pescoço
Bom, sempre tive o pescoço grosso. E não me importava com isso. O médico que operou o apêndice falou que eu devia dar uma olhada nisso, a médica que me examinou pra ver se eu estava com gripe suína falou que eu devia dar uma olhada nisso... Fora algumas outras dezenas de pessoas que falaram que eu devia "dar uma olhada nisso".
Comecei a ficar cismado.
Marquei consulta com uma endocrinologista. Ela pediu ultrassom cervical, além de tudo que é exame possível e imaginável da tireóide, plus colesterol, triglicérides, essas coisas. E já adiantou, sem ver os exames, que independente do que fosse, eu não morreria disso, mas ela tinha uma cara de doida atitude que me fez não acreditar totalmente nela.
Assim, mas mulher. E ALGO nela me deixou intranquilo. Meio que como vc ficaria com a imagem acima
Voltei com os exames. Tudo estava ÓTIMO, mas a tireóide estava aumentada e havia MÚLTIPLOS NÓDULOS. O médico que fez o ultrassom tinha uma expressão grave quando disse: "Ela não pediu uma PUNÇÃO? Esse ultrassom é inconclusivo.
Foi o que bastou pra ativar meu paranoid button me deixar paranóico. A Internet e a paranóia podem ser uma combinação perigosa. Logo, me auto-diagnostiquei: CÂNCER DE TIREÓIDE, LINFOMA ou algo do tipo. SÓ PODIA SER.
A endócrino recomendou que eu consultasse um cirurgião de cabeça e pescoço. Coisa que eu nem sabia que existia. Até aí não sabia também que ela não operava, mas tudo bem. Vivendo e aprendendo.
To make a long story short, passei por mais uns 4 médicos nos meses seguintes. Entre exames adicionais e refazer exames cujos resultados eles achavam que podiam estar diferentes por causa do tempo que eu enrolei que passou, as coisas se encaminharam para cirurgia. Houve praticamente uma unanimidade. Minha tireóide estava TÃO grande que os médicos achavam melhor operar logo e fazer a biópsia analisar o material retirado depois.
Operei. Não tenho mais tireóide. A biópsia deu negativa pra tudo. No cancer either.
Esse NÃO sou eu, mas a cicatriz que ficou é parecida. (Ah, o desse cara era câncer)
Ah, uma coisa interessante. Se vc acha que está com problemas similares, escute (leia, melhor dizendo, estou sem o áudio) o que um dos médicos que eu fui me falou:
"Rafael, se vc encontrasse Deus e ele lhe disesse: vc vai ter um câncer, mas eu deixo vc escolher qual", escolha o da tireóide. Em alguns casos, as chances de cura ultrapassam 95%. Não estou dizendo que seu caso seja esse, não estou te dando um diagnóstico de malignidade, mas a verdade é essa".
O médico é alemão, o Dr. Werner. Quase o BEIJEI na boca quando ele disse isso.
Na foto acima, NÃO é o Dr. Werner.
Atualmente estou tomando o Puran T4. Quem faz a tal da tireoidectomia (principalmente a total) tem que tomar um repositor hormonal sintético pra SEMPRE. Ainda estou na fase de ajuste de dosagem, não é tão bacana. Minha voz ainda está ruim, ou ao menos, não voltou ao que era. Mas não faz nem 20 dias. Uma médica chegou a dizer, alertando sobre "os riscos da cirurgia sobre os quais eu deveria estar ciente" que "pelo fato de um nervo que leva blabla às cordas vocais blabla, pelo fato desse nervo ficar muito próximo à tireóide, vc pode ficar sem voz e..."
O QUE?
SEM VOZ?
Bom, não fiquei sem voz. Mas vou te falar, pra quem tem TAG, grandes emoções.
Aproveitei o embalo e fui no dermatologista retirar umas manchas suspeitas da cabeça. Não era câncer de pele também, embora É CLARO que eu já estava achando que de uma eu escapava, mas de duas...rs. Eram queratoses.
O próximo passo é terminar o tratamento dentário, que inclui dois implantes que terei que fazer.
Estou dando uma geral mesmo.
Semana que vem vou pegar receita de Rivotril, ando precisando.
Ah, o caso da cirurgia trouxe à tona uns lances legais: muita, mas muita gente mesmo, gente que eu conhecia mas nem desconfiava, mostrou seu valor. Carinho, apoio, preocupação e solidariedade vieram em grandes doses. É nessas horas que a gente vê, como diria o filósofo...
Obrigado a todos, sem citar nomes. E obrigado a todos que não ficaram sabendo, mas que eu sei que teriam tido esse tipo de atitude se eu tivesse contado.
------------------
Caso 2: A vida é frágil
Estou tentando fazer um texto não-deprimente. Mas a verdade é que ando fodido meio fragilizado emocionalmente.
Há uma tira do Calvin (sempre falo do Calvin, vamos postar uma imagem do Calvin & Hobbes p q vcs possam saber quem são)
Essa é da fase quando o Bill Watterson (criador da tira) ainda não estava com o traço consolidado, depois os desenhos ficaram melhores - mas peraí, pq estou justificando qualquer coisa? O cara é um gênio. Bom, a tira sobre a qual eu queria falar tem os dizeres abaixo, que vc encontra na wikiquote e eu encontro no meu exemplar de "There's treasure everywhere"
- Calvin: Look, a dead bird!
- Hobbes: It must've hit a window.
- Calvin: Isn't it beautiful? It's so delicate. Sighhh... once it's too late, you appreciate what a miracle life is. You realize that nature is ruthless and our existence is very fragile, temporary, and precious. But to go on with your daily affairs, you can't really think about that...which is probably why everyone takes the world for granted and why we act so thoughtlessly. It's very confusing. I suppose it will all make sense when we grow up.
- Hobbes: No doubt.
- Calvin é o menininho hiperativo de 6 anos de idade, Hobbes (Haroldo, no Brasil) é o tigre de pelúcia que, SOMENTE aos olhos do menino, fica real, fala, pensa, anda, interage com ele.
- Bom, Calvin e Hobbes encontram um passarinho morto.
- Calvin: Olhe, um passarinho morto!
- Hobbes: Deve ter batido numa janela .
- Calvin: Não é bonito? Tão delicado. (Suspira)... quando é tarde demais, você se dá conta do milagre que é a vida. Você percebe que a natureza é impiedosa e que nossa existência é muito frágil, temporária e valiosa. Mas para continuar com seus afazeres diários, não dá pra ficar pensando muito nisso...o que deve ser porque todo mundo nem presta atenção no mundo e porque agimos tão sem pensar. É muito confuso. Acho que tudo fará mais sentido quando crescermos.
- Hobbes: Sem dúvida.
- Sabe, Calvin, pra alguns de nós, NUNCA chega a fazer sentido.
- Essa é minha pequena homenagem a tantas pessoas que eu conheço ou conheci de uma forma ou de outra, que marcaram minha vida de uma forma ou de outra, e que definitivamente estão indo embora antes do tempo.
- Ou antes que eu possa entender o porquê.
- Tinha muito mais a escrever, mas por hora deixa pra lá. Tem um monte de gente com quem eu gostaria de voltar a falar, gente de cujas vidas eu sumi, mas, mas....
- Um beijo carinhoso.
- PS: Todos temos problemas.Os meus não são maiores nem menores do que os de ninguém. São apenas os meus problemas.
1 comment:
Só soube agora q li q vc teve q operar. Se te serve de consolo, a Maureem, minha amiga q te falei várias vezes; fez a mesma cirurgia, mas o caso dela confirmou o cãncer. Está fazendo Iodoterapia, ta se tratando, mas n é fácil.
Sei q o pós-operatório é complicado, mas vc já venceu essa.
Ah!, perdi meu irmão na páscoa. Infarto, 50 anos e eu to um lixo.
bjo grande.
Post a Comment