"O Solista" é um filme baseado em fatos reais. Conta a história de Nathaniel Anthony Ayers , ex-aluno da renomada Juilliard School e prodígio em música clássica, que se tornou morador de rua e passa os dias tocando violino e violoncelo nas ruas de Los Angeles. Em seu terceiro ano na renomada escola, Nathaniel sofreu um colapso mental e foi internado. Diagnóstico: Esquizofrenia Paranóide. Prognóstico: Incurável.
<------- Este é Nathaniel.
Descoberto por acaso pelo jornalista Steve Lopez, que buscava uma pauta para sua próxima coluna no Los Angeles Times... (bom, como se formou a amizade/relação entre eles pode ser lido aqui.
Na adaptação para o cinema, Jamie Foxx foi escolhido para o papel de Nathaniel e Robert Downey, Jr., para interpretar o jornalista.
Nesta matéria do UOL cinema, Jamie Foxx fala sobre o processo de filmagem e sobre o medo que experimentou de perder a sanidade durante o mesmo.
Para os propósitos deste post, reproduzo algumas partes da matéria que julguei interessantes:
"Jamie Foxx tinha uma história pessoal dramática para contar. Durante as filmagens de "O Solista", o ator, (...) teve que ser monitorado constantemente e precisou da ajuda de um terapeuta quando começou a confundir sua vida com a do personagem. O diretor do filme, o inglês Joe Wright (...) chegou a sugerir que ele desistisse do papel, mas o ator decidiu enfrentar seu medos e traumas e ir em frente.
(...)
O jornalista da Califórnia publicou uma série de colunas a respeito de sua relação com Nathaniel, de todos os problemas que o músico enfrentava, e como a sociedade não está preparada para lidar com distúrbios mentais. As colunas fizeram tanto sucesso que viraram livro. Agora, a história de Nathaniel e Steve virou cinema. E o filme fez os demônios que vivem dentro do ator Jamie Foxx ameaçarem aparecer.
(...)
"Desde criança tenho um medo inexplicável de que um dia vou enlouquecer" - Jamie Foxx
(...)
"Mas antes de começar as filmagens comecei a ficar muito ansioso, sem saber exatamente o que era real e o que não era, comecei a achar que era o personagem. Então o Joe (Wright, diretor) me procurou e disse que se eu não quisesse fazer o papel ele entendia e procurava outro ator, mas acreditava que isso poderia ajudar minha performance, desde que eu tivesse assistência durante o processo. Aí eu quis ir em frente." - Foxx
<-------------- À esquerda, Foxx caracterizado como Nathaniel, ao lado de Downey Jr.
O que fica disso tudo? Verei o filme, claro. E também que o statement: "...como a sociedade não está preparada para lidar com distúrbios mentais." é um UNDERstatement.
Sad, but true.
2 comments:
Obrigada pela dica, o filme é maravilhoso e foi impossível n chorar.
Bjo.
Filme maravilhoso. Sim, eu chorei.
Obrigada pela dica
Post a Comment