Tuesday, May 26, 2009

These last few days



"Um dos bairros mais chiques de São Paulo"
Esses dias, folheando a altamente informativa Revista de Higienópolis que chega aqui em casa, deparo-me com um excerto de uma reportagem que aponta Higienópolis como "um dos bairros mais chiques de São Paulo". Na foto ao lado (ou acima, ou sei lá em que posição ela vai sair quando eu der publish post) podemos ver um dos chiques residentes de Higienópolis, inadvertidamente esquecido pela equipe de fotografia da revista - mas não por mim, relaxando em pleno dia de semana às 11:00h da manhã, quase na esquina da Rua Piauí com a Itambé. Podemos ver suas chiques roupas, sua chique chaise longue sobre a qual ele aproveita o sol. Provavelmente ele iria despertar em breve e saborear uma chique refeição no chique shopping páteo higienópolis, logo ali embaixo.
Moral da história: Podemos louvar o glamour ou seja lá o que for que se imagina que Higienópolis tem, como a revista faz, o que além do mais é bom para dar uma certa elegância aos milhões de anúncios que ela publica, mas não podemos tapar o sol com a peneira. Tudo tem 2 lados. Se os outros não acham conveniente mostrar, mostro eu.
******************************************************************************
Esse dia, fome antes do almoço. Estou no já citado Shopping Páteo Higienópolis, dirijo-me até o McDonald's para algo pequeno e rápido. Segue:
Eu: Um cheese-burguer, uma coca pequena e um McFlurry de Ovomaltine (novidade, decidi experimentar), por favor.
Atendente (um adolescente): Acompanha fritaaaaaaaaaaaaaassssssss?????
Eu: Não, obrigado.
Atend.: O sr. não vai beber nadaaaaaaaaaaa?
Eu: Como JÁ disse, uma coca pequena, por favor.
Atend.: Olha, mas se não pegar o McBacon (ou seja lá qual sanduíche ele citou) não ganha o copo da promoçãooooooooooooooooooooooooo....
Eu: Se eu quisesse um McBacon eu pediria um McBacon. Se eu quisesse um copo, iria à Camicado ou a qualquer outro lugar. Se eu estivesse interessado em qualquer promoção que fosse e tivesse algum tipo de deficiência visual ou não soubesse ler, impedindo-me assim de ler os gigantescos, numerosos e inconvenientemente distribuídos cartazes anunciando sobre essa promoção e especificando exatamente o que vc deve pedir para ter direito a ela, aí, e só AÍ, ficaria satisfeito em que vc me informasse.
Atend.: Vai sobremesa?
Eu.: De modo algum, vamos considerar o McFlurry que eu JÁ pedi como antepasto.
Atend.: Que?
E seguiu-se o inferno. Parabéns aos formuladores da lavagem cerebra.. digo, treinamento, dos funcionários do McDonald's, por tornar a experiência de uma refeição rápida um tormento inesquecível.
Atenção: Unidade Shopping Páteo Higienópolis.
PS: Ah, não sou um expert gastronômico, bem longe disso, mas o tal de McFlurry com Ovomaltime lembra bem o que eu imagino ser a sensação gustativa que se tem ao mastigar uma folha de alumínio (dessas de embrulhar as coisas) com espuma de sabão de coco batida ao ponto de claras em neve e resfriada.
******************************************************************************
Depois de conseguir subtrair meu pedido do atendente que tomou-me 15 minutos praticamente, sentei-me em um dos lugares da praça de alimentação. Observando ao redor, uma mãe dava de comer à sua criança de o que, uns 2 ou 3 anos. Pedaços de LINGUIÇA frita, mini-COXINHAS e toda sorte de úlcera e obesidade boosters que se pode imaginar. Claro que daqui a alguns anos essa mesma criança vai sofrer bullying na escola, vai ter a auto-estima baixa, vai gastar ou com psicoterapeuta ou com academia, além de ter pontes de safena aos 40 anos de idade - se ainda estiver viva.
*****************************************************************************
Comprei um livro dos pequenos contos completos da V. Woolf. Há muito venho querendo ler algo dela. Ela tem uma puta cara de chata. Eu sou chato.
O livro deve ser bom.
******************************************************************************
Extra cynical/sarcastic mode OFF

No comments: